quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Colagénio, suplementar sim ou não???



Colagénio, quando ouvia esta palavra sempre assumi que se tratava de algo a que eu teria direito pleno durante toda a minha vida, ou seja, que seria mais uma das maravilhas que o meu organismo cria-se para sempre... Não estava enganada, a única coisa que realmente eu não sabia era que a quantidade dessa proteína iria decrescer no meu organismo com o avançar da idade. Falemos em números para ser mais fácil de compreender!
Em pessoas jovens, 30% da proteína total do organismo é colagénio e encontra-se essencialmente na matriz extracelular e no tecido conjuntivo, constituindo 70% da proteína da pele.. Sim leram bem.. 70%!!! Agora imaginem que a partir dos 30 anos a produção intrínseca do organismo caí em 1% por ano.. Estão a ver bem a ideia??? Assustador no mínimo.. 
A constituição desta relíquia é feita de vários aminoácidos, que promovem o fortalecimento de estruturas de suporte do organismo (como ossos e músculos) e promove a coesão de células e tecidos. Posto isto, a partir dos 30 anos o nosso corpo recebe a mensagem de que... Temos de envelhecer! Sim tenho essa consciência, os anos passam é verdade mas será que era necessário ser assim tão cedooooooooo....
No auge dos meus 30 sinto-me ainda mais jovem do que com 20! Fruto de alguma maturidade e liberdade conquistada a ferros, mas mesmo assim sinto! E pensar que o meu organismo não acompanha este sentimento e que está programado para que a partir de agora faça aparecer no corpo físico a diminuição de colagénio... Aaaahhhhh não sei se me sinto preparada.
Voltemos a factos, esta redução acarreta uma redução da elasticidade da pele, da sua hidratação, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e unhas e cabelo sem brilho e quebradiço. Não me parece uma imagem que ninguém quer colocar como opção.. Certo???
Então há alguns meses vi numa publicação (não consigo precisar qual... esquecimento.. será também da idade??? RISOS), os benefícios da ingestão de colagénio, como suplemento alimentar. Curiosa como sempre e mais do que disposta a experimentar fiz uma breve pesquisa e fiquei fascinada com o que encontrei. Sim é utilizada mais do que imaginam e para mim o ouro sobre azul foi ver este suplemento associado à área do desporto, passo a explicar!
Para os praticantes de desporto o colagénio tornou-se um aliado de peso quando nos seus benefícios foi incluída a tonificação muscular. Além de que a ingestão desta proteína diminui o tempo de recuperação do músculo entre actividades físicas. Como devem imaginar não precisei de ler mais nada.. Comprei. ;)
Sim os resultados não são visíveis no imediato, nem era suposto, já que a ideia de me suplementar precocemente era mesmo não ter motivos para ver resultados.. Consegui explicar? As vezes as ideias fluem tão rápido que acabo por me sentir demasiado confusa e as palavras tropeçam umas nas outras e fico sempre com a ideia de que não consigo passar a mensagem de forma explicita como gostaria. Mas adiante.. Quanto à questão que deu nome ao post.. No meu caso sim!! Mas salvaguardo que cada pessoa é única na sua individualidade, e apesar de o colagénio não ter efeitos secundários eu não estou a incentivar ninguém a suplementar-se seja com o que for. Este blog serve como uma partilha do meu dia-a-dia, de coisas que eu gosto e de sugestões que podem servir para mais alguém, mas a utilização de suplementos deve sempre ser acompanhada por profissionais credenciados e modo a que a sua utilização seja feita de modo correcto e com peso e medida. 
É engraçado que ao fazer nova pesquisa sobre o tema, há um artigo muito interessante na VIX em que faz referencia a um estudo recente onde está a informação de que na Europa, a ingestão de suplementos de colagénio cresce 5% por cada ano. 
Moda ou não, a verdade é que existe uma procura crescente e inclusivamente nos Estados Unidos já foi considerado como alimento e não suplemento. 
Tomem decisões esclarecidas e informadas sobre tudo aquilo que ingerem, e mais importante que tudo, procurem alguém especializado e exponham as vossas dúvidas.
:)


Sem comentários:

Enviar um comentário