quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Saúde que cabe numa colher! Tahini

Para quem como eu tenta seguir uma alimentação saudável e gosta de ter o prato cheio de alimentos com qualidade nutricional sabe que infelizmente as opções não são tantas como gostaríamos. A minha maior dificuldade continua a ser o pequeno almoço, sim eu que insisto em não abdicar do pão.. Mas falaremos deste alimento em outro post, porque hoje a minha atenção vai inteiramente para o tahini!
Então eu, em busca de alternativas para barrar o meu pão matinal, e já não podendo ver sequer manteiga de amendoim (sim adoro, mas ao final de uns meses torna-se impossível...) e a manteiga ghee apesar de óptima para cozinhar o seu sabor é demasiado intenso para um pequeno almoço, andando em busca de algo que além de me satisfazer em termos de sabor me convença com a sua informação nutricional. Me deparo com este ouro do médio oriente... Tahini, manteiga de sementes de gergelim! Dito assim não parece nada de extraordinário certo?? Mas se eu fizer referencia ao fato de que 2 colheres de sopa desta maravilha fornecem 30% das necessidades diárias de tiamina, 24% de magnésio, 22% de fosforo, 14% de ferro e 12% de cálcio!!! 




Já consegui a vossa atenção? ;) 

E para os adeptos do desporto acrescento ainda que a mesma porção fornece 5 gramas de proteína. Parece perfeito não? 
Depois de obter estas informações preciosas resta o quê??? Experimentar e esperar que o sabor seja tão apelativo como a qualidade nutricional. E não é que ainda é melhor!!!!!! Sim, sabor óptimo, com uma textura cremosa com todas as qualidades descritas acima e vegano. Arranjei um novo amigo para a minha alimentação.
Rendida é a palavra certa para o descrever. 
Alguns estudos apontam que traz benefícios a nível cardíaco, na redução do colesterol, anti-cancerígeno, manutenção de ossos saudáveis e redução do risco de osteoporose em mulheres na pós-menopausa..
Existe à venda nas grandes superfícies comerciais, este foi adquirido no Jumbo
Para além de poder ser utilizado como substituto à manteiga convencional, como o seu sabor é bem versátil pode ser usado na culinária em geral, seja em receitas doces ou salgadas, molhos, basta para isso mistura-lo com outros ingredientes, temperar e está pronto a consumir! É só dar largas à imaginação e o uso do tahini como substituto por exemplo da manteiga convencional nas receitas contribui para a redução da ingestão de gorduras saturadas, e o aumento da ingestão de gorduras mono e poli-insaturadas, que atuam na manutenção do organismo saudável. 

Bom apetite! 



2 comentários:

  1. Uiiii... Parece a solução perfeita!!!! Obrigada pela dica... O blog está fantástico, Parabéns...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Qualquer sugestão para acrescentar este espaço também é vosso.. Bom apetite! ;)

      Eliminar