segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Proteínas, como reforçar o consumo

Hoje um tema, para mim muito importante! Isto porque, não é só no ginásio que se criam músculos fortes.. Podemos realmente treinar muito mas se não existe uma compensação alimentar por trás, não teremos os resultados desejados.
Posso ser crucificada por aquilo que agora vou escrever, mas para mim (e reforço, para mim!! No meu corpo e no meu dia-a-dia) a minha alimentação é 85% dos resultados que eu obtenho a nível físico. Até porque por questões de saúde me encontro há 2 meses sem treinar 1 segundo que seja e isso ainda não é visível no meu corpo, graças à alimentação. Só a cabeça é que já está a desesperar por ferro e por cardio!!!!
Assim sendo temos algumas opções para aumentar a ingestão proteica. Ou à base de proteína em pó, seja Whey ou proteínas vegetais, ou na alimentação,ingerindo alimentos que na sua constituição tenham estas moléculas compostas por aminoácidos. 
Não faço uma dieta hiper-proteica, até porque as bases da minha alimentação não seguem estas directrizes na íntegra. Eu apenas ingiro bastantes alimentos proteicos porque com isso consigo uma maior consistência e elasticidade dos tecidos, mais especificamente a nível muscular. Nas dietas hiper-proteicas há um aumento da ingestão de proteínas mas também existe uma diminuição e em alguns casos uma não ingestão de hidratos, e não é disso que eu vos venho falar.. Procuro uma alimentação saudável, equilibrada e sim procuro ingerir um pouco mais de proteína pelos benefícios que isso me traz a nível muscular. É importante sempre consultar um nutricionista e não entrar nessas dietas da moda que podem ter mais danos do que benefícios na saúde. Não se esqueçam que cada individuo é um elemento singular e o que serve para mim pode não servir para vocês, como tal procurem ajuda especializada e alguém que mediante o vosso biótipo aconselhe qual a dieta mais indicada. 
O importante é adquirir hábitos de vida saudáveis e não fazer dietas loucas que prejudicam a nossa saúde. Neste post eu pretendo mostrar como podemos aumentar a ingestão de proteínas e incluir esta ingestão numa alimentação equilibrada e saudável. 
Alguns dos meus truques são:
1 - Incluir linhaça moída ou sementes em batidos, iogurtes, saladas ou sobremesas;
2 - Adicionar levedura de cerveja, proteína de cânhamo ou proteína de ervilha em batidos e sopas;
3 - Consumir frutos secos (pinhão, amendoim, amêndoa, castanha-de-caju, pistácio e nozes);
4 - Consumir manteiga de amendoim, amêndoa, avelã, castanha-de-caju e tahini;
5 - Incluir leguminosas nas sopas;
6 - Combinar cereais com leguminosas;
7 - Ingerir seitan, tofu, aveia ou quinoa e leguminosas nas principais refeições;
8 - Ingerir aves, ovos, peixe e frutos do mar;
Estes são os meus truques básicos que me ajudam a aumentar a ingestão de proteína, confesso que também sou uma consumidora de proteína isolada, além de adorar todos os sabores e a comodidade de ingerir após o treino, também a uso bastante em receitas e dá um sabor maravilhoso a todas elas!
Depois deste post, nos próximos dias irei publicar algumas receitas proteicas, com e sem whey, para que vocês possam experimentar. Ás vezes parece que existem poucas opções para refeições, há quem coma frango com batata doce e ovos cozidos diariamente por falta de opções, mas vão ver como pode ser divertido, variado e saboroso incluir os alimentos mais proteicos nas nossas refeições.
Aguardem por novidades... serão deliciosas ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário